- Área: 480 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: AG Chiban, Cristalizando, Daniel Leon Maderas, La Achirana, Tubonor
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se encontra num condomínio em um lote irregular, num ponto alto com grandes vistas marcadas pelas árvores, montanhas e colinas. O projeto emerge num entorno muito diverso em formas, texturas e profundidades.
A maior superfície é desenvolvida no térreo com garagem, pátio, ateliê, cozinha, galerias, estar, copa e dormitório principal. Os dormitórios restantes e a área de serviço estão no pavimento superior.
Pela quantidade de área construída, era importante reduzir o impacto formal. Começou um processo de fragmentação que foi se adaptando aos distintos requerimentos funcionais, espaciais e visuais, então as fachadas respondem a seus requerimentos e são perfuradas de diferentes formas, para garantir luz e unidade.
Como resultado disto, um grande esforço é feito para liberar as vistas para as árvores e hierarquizar a entrada, utilizando o pátio como articulador, uma vez que entrar na casa deve ser uma experiência única.
No interior o ateliê se destaca como ponto vertical por seu pé-direito duplo, é um espaço central dentro da casa que permite conexões visuais.
Alguns elementos estruturais são expostos. As paredes exteriores são duplas com câmara de ar. Está previsto num futuro instalar cobertura verde sobre todo o térreo.
Muitos elementos são articulados para determinar o projeto, a forma do terreno, o programa, as relações visuais e escalas do entorno. Uma unidade onde tudo é necessário.